Lista de Livros

LIVRO 1 ___________________________________________________________

Título: Formação de professores para a alfabetização de alunos com deficiência

Autor(es): Elci Schroeder Lucanchinski e Celso Francisco Tondin

Editora: Appris

Ano de publicação: 2018

ISBN: 978-85-473-1007-3

Breve sinopse do livro:

O livro emergiu da trajetória dos autores na educação especial baseada na concepção de que todas as pessoas aprendem e que para tal necessitam de interações e mediações sociais significativas. No entanto, na contramão dessa perspectiva, alunos com deficiência são historicamente desacreditados em suas potencialidades.

Nesse percurso, sempre esteve presente a constatação da importância da formação inicial e continuada proporcionar fundamentos teóricos e práticos em relação à educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. Porém, é frequente que professores alfabetizadores relatem dificuldades no desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com um ensino com qualidade para todos os alunos. Muitos deles referem falta ou insuficiência de formação como sendo um dos grandes entraves para a melhoria da sua prática pedagógica no sentido do atendimento às necessidades e ao respeito às peculiaridades dos alunos com deficiência.

Nesse cenário, a obra analisa a formação proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – que tem como meta a alfabetização de todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade –, visando conhecer e compreender as relações que se estabelecem entre o que é previsto nos documentos oficiais e o que é vivenciado na formação cotidiana, no que tange à orientação da prática alfabetizadora com alunos com deficiência.

Contato: Celso Francisco Tondin – ctondin@gmail.com – (49) 991429143 - Universidade Federal de São João del-Rei.

LIVRO 2 ___________________________________________________________

TÍTULO: A Dimensão Relacional do (NÃO) Aprender

AUTORAS: Alcilene Lopes de Amorim Andrade e Jéssica Rodrigues Lima

EDITORA: Appris

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2019

ISBN: 978-85-473-2647-0

SINOPSE:

O livro A Dimensional Relacional do (Não) Aprender entende a dificuldade de aprendizagem em uma perspectiva multifatorial e enfatiza os aspectos relacionais implicados no ato de aprender / não aprender, situado no campo das redes de relações que o sujeito estabelece em busca do saber, diretamente interligadas ao desejo. Busca um caminho oposto à patologização dos comportamentos escolares visando identificar os aspectos relacionais em uma perspectiva biopsicossocial que estão implicados nas Dificuldades de Aprendizagem. Longe do caráter prescritivo, com conteúdo reflexivo, esta leitura contribui para uma reflexão sobre as redes de relações que se configuram como fundamentais para o processo ensino-aprendizagem.

CONTATOS: Jéssica Rodrigues Lima, jessicapsicologia90@gmail.com, telefone: (33) 988270383 - FUPAC/UNIPAC - UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS/TEÓFILO OTONI-MG

LIVRO 3 ___________________________________________________________

Título – A subjetividade do formando em licenciatura: limites e possibilidades

Autor(es):

MARIA ELEUSA MONTENEGRO (Org.); ANA REGINA MELO SALVIANO; CELEIDA BELCHIOR GARCIA CINTRA PINTO; DANIEL ALVES DA SILVA; DIEGO BORGES DE CARVALHO; LEILANE CRISTINA DE MELO SILVA e PAULO HENRIQUE RIOS DO NASCIMENTO

Editora – THESAURUS -DF

Ano de publicação – 2018

ISBN – 987-85-409-0442-2

Breve Sinopse do livro:

Este livro traz reflexões sobre esses dilemas relativos à formação do professor, as quais se organizam a partir da discussão de quatro investigações que, em comum, versam sobre questões referentes aos cursos de Licenciatura. A primeira pesquisa, intitulada “O estudante do curso de Licenciatura em Letras”, concluiu que os alunos sentem insegurança para assumir a sala de aula. A pesquisa “A subjetividade social e individual do formando em Licenciatura” revelou que os cursos de Licenciatura, para os sujeitos consultados, não eram suficientes para formar professores. No estudo “A Licenciatura e a subjetividade do estudante”, a conclusão foi a de que, no final do curso, a maioria dos alunos aderiu à profissão, embora, ao ingressarem, nem todos pretendessem ser professores. Por último, “Os professores da Educação Básica e sua formação para a docência” teve como objetivo conhecer e analisar a atuação de professores recém-formados, relacionando-os à sua formação acadêmica.

Ele foi produto do trabalho do grupo de pesquisa “Prática Pedagógica e Formação do Professor”, criado em 2004 no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), cadastrado na Plataforma Lattes e certificado pelo UniCEUB. Esse grupo já produziu várias pesquisas, todas ligadas a esse tema, bem como sobre educação infantil, a relação entre a teoria e a prática e também sobre a violência escolar. Inúmeras foram as apresentações dos resultados em eventos científicos, tanto no Brasil, como no exterior, e publicados em revistas acadêmicas.

Contato: Maria Eleusa Montenegro; maria.montenegro@ceub.edu.br; telefone: 61 98124 0303/3039 5679; Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)

LIVRO 4 ___________________________________________________________

Título: O Tesouro do Sono

Autor(es): Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle

Editora: Scortecci (São Paulo)

Ano de publicação: 2019

ISBN: 978-85-366-5892-6

Breve Sinopse do livro:

O sono saudável é essencial em todas as idades. Na infância ele interfere no desenvolvimento biopsicossocial, interferindo na aprendizagem. Nesse livro um menino que não gosta de dormir experimenta uma aventura com seu grupo de amigos para descobrir que o sono é um tesouro. Ele se apresenta em três idiomas, para crianças em início de leitura.

Contato: Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle; luevalle@usp.br ; Telefone: 35 991094993 ; USP


LIVRO 5 ___________________________________________________________

Título: Trabalho Docente e Precarização nas Relações Laborais da Educação: Uma Abordagem Crítica

Autor(es) Cristina Miyuki Hashizume - Organizadora

Editora Appris - Ano de publicação 2018

ISBN 0978-85-473-1280-

ISBN Digital: 978-85-473-1280-0

Ano da edição: 2018

Breve Sinopse do livro

O livro "Trabalho docente e precarização nas relações laborais da educação: uma abordagem crítica" é voltado a professores das redes de ensino básico e superior, além de pesquisadores interessados no tema, dispostos a refletir para além do trabalho em sala de aula. Trata-se do resultado de discussões de um grupo de trabalho proposto para a XVIII Reunião da Abrapso, ocorrida em 2015, em Fortaleza – CE. A partir de referenciais teóricos da Sociologia, da Psicologia Social, da Psicologia da Educação e da Educação, foram analisados os impactos do trabalho e das condições de trabalho na subjetividade e no trabalho do professor. Dando vazão a diferentes olhares teórico-metodológicos, focou-se o lugar ocupado pelo trabalho na vida dos docentes, vislumbrando possibilidades de mudança na realidade investigada. As condições flexíveis de trabalho da terceirização e o cenário de flexibilização nas universidades públicas, assim como o fenômeno da violência nas escolas, mostram um contexto de adoecimento do professor, comumente capturado pela lógica gerencialista de controle físico e da subjetividade do trabalhador da educação.

Contato: Zaira de Andrade Lopes - zairaal@gmail.com ; telefone: (67) 999817594 - UFMS

LIVRO 6 ___________________________________________________________

TÍTULO: Adolescência: a singularidade do tempo / relação escolar

AUTORAS: Alcilene Lopes de Amorim Andrade ; Cléia Soares Miranda Jessica Rodrigues Lima; Ricardo Nogueira Maisch

EDITORA: Publit

Ano de Publicação: 2017

ISBN: ISBN 978-85-525-0030-8

BREVE SINOPSE:

A obra “Adolescência: a singularidade do tempo/relação escolar” não se propõe a apresentar modelos metodológicos de trabalho pedagógico, mas refletir sobre as especificidades deste rico momento de desenvolvimento humano enfatizando a importância da relação que se estabelece no espaço escolar. O texto é fruto da escuta e experiência profissional dos autores com adolescentes e educadores e lança luz sobre aspectos que estão em jogo no relacionamento adolescente-educador e na própria relação com o saber, considerando a intersubjetividade presente no processo. Os apontamentos não esgotam questões, configurando-se muito mais em pontos de partida para construções no campo da aprendizagem numa perspectiva relacional.

CONTATO: ALCILENE LOPES DE AMORIM ANDRADE alcileneaguia@hotmail.com TELEFONE: (33) 3521 6053 / (33) 3523 7822

CEL: (33) 988353706 Whatsaap (33)991239661


LIVRO 7 ___________________________________________________________

Título: Nuances da Inclusão no Ensino Superior

Autor(es) (Organizadores): Terezinha Teixeira Joca, Marilene Calderaro Munguba, Debora Rocha Carvalho e Evelyn Cristine Freitas e Silva

Editora: PACO EDITORIAL

Ano de publicação: 2018

ISBN: 978-85-4621343-6

Breve Sinopse do livro

O livro aponta para possibilidade de uma práxis de inclusão no Ensino Superior, com respeito e acolhimento, e dialoga ações que abrangem a percepção do educador, a formação continuada dos docentes, o acompanhamento do professor e do aluno no processo de acessibilidade curricular e social na universidade. Além da obra propor-se a levar o leitor para refletir sobre o paradigma da inclusão e as propostas de acessibilidade assertiva e, até mesmo, pretende-se causar inquietação para que mobilize os educadores na geração de mudanças na forma de perceber as diferenças e para que exerça uma educação mais respeitosa às singularidades.

Contato: Terezinha Teixeira Joca; Email: terezinhajoca@unifor.br; Telefone: (85) 34773399, (85) 996800102; Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

LIVRO 8 ___________________________________________________________

Título: Currículo e Formação Docente: múltiplos diálogos

Autor(es): Francisca Pereira Salvino e Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha (orgs)

Nosso capítulo:

Gonçalves, Fabíola Mônica da Silva; Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde (2018). A formação continuada do professor alfabetizador e os processos de ensino-aprendizagem da leitura no PNAIC. In: Currículo e formação docente: múltiplos diálogos. Francisca Pereira Salvino & Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha (Organizadoras). Curitiba - PR: Appris, p. 43-65.

Editora: Aprris

Ano de publicação: 2018

ISBN: 978-85-473-1487-3

Breve Sinopse do livro:

O livro Currículo e formação docente: múltiplos diálogos reúne sete trabalhos inéditos acerca de temas e questões atinentes a políticas e processos de ensino e aprendizagem, nos níveis da educação básica (infantil, fundamental e médio), nas modalidades Jovens e Adultos, do campo e técnico-profissional e no ensino superior. Resulta do encontro de pesquisadoras de universidades paraibanas, dos seus interesses, preocupações e demandas atuais e locais, todavia conectadas com outros tempos/espaços e sujeitos do currículo e da formação docente.

Contato: Fabíola Mônica da Silva Gonçalves; Telefone: 81 995265649/ 83 3344.5335; Universidade Estadual da Paraíba - UEPB


LIVRO 9 ___________________________________________________________

Título: Tópicos em Psicologia: estudos e práticas em Psicologia no contexto escolar

Organizadoras: Camila Siqueira Cronemberger Freitas, Denise Martins da Costa e Silva, Thaisa da Silva Fonseca

Editora: CRV

Ano de publicação: 2019

ISBN: 978-85-444-3362-1

Breve sinopse do livro: O livro "Tópicos em Psicologia: estudos e práticas em Psicologia no contexto escolar", organizado por Camila Siqueira Cronemberger Freitas, Denise Martins da Costa e Silva e Thaisa da Silva Fonseca, reúne manuscritos de pesquisadores e psicólogos escolares piauienses, com o objetivo de divulgar relatos de pesquisas e de práticas desenvolvidas no estado. A obra está dividida em duas partes. A Parte 1, “Relatos de Pesquisa”, possui seis capítulos que abrangem pesquisas empíricas e teóricas com temáticas diversas, como: atuação do psicólogo escolar, educação inclusiva, habilidades sociais e Educação de Jovens e Adultos. A Parte 2, “Relatos de Experiência”, reúne seis capítulos que abordam a experiência de psicólogos escolares e educacionais e/ou estagiários em Psicologia Escolar e Educacional, relatando projetos desenvolvidos sobre habilidades socioemocionais, formação continuada de professores para educação inclusiva e orientação profissional.

Contato(s): Camila Siqueira (Doutoranda e Mestra em Educação-UFPI) - (86) 9 9995-4572; Denise Martins (Mestra em Educação - UFPI) - (86) 9 9912-0340; Thaisa Fonseca (Mestra em Psicologia-UFPI) - (86) 9 9812-5389; E-mail: livrotopicosempsicologia@gmail.com / thaisafonseca23@hotmail.com

LIVRO 10 ___________________________________________________________

- TÍTULO: Teste do Desempenho Escolar

- AUTOR(es): Lilian Milnitsky; Claudia Hofheinz Giacomoni e Rochele Paz Fonseca

- EDITORA: Vetor Editora

- ANO DE PUBLICAÇÃO: 2019

  • ISBN

- BREVE SINOPSE DO MATERIAL:

O TDE II foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do Ensino Fundamental.

Pode ser aplicado, tanto em demandas de mapeamento da aprendizagem escolar no desenvolvimento típico quanto no atípico. A partir desse mapeamento, estratégias promotoras de leitura, de escrita, de raciocínio quantitativo e de cálculos poderão ser mais efetivamente selecionadas e aplicadas tanto no contexto clínico quanto no educacional, tornando o desenvolvimento mais bem-sucedido e diminuindo o impacto no cotidiano de dificuldades ou de transtornos específicos de aprendizagem.

Indicado para Gestores e servidores de Secretarias Municipais Estaduais de Educação, professores das redes pública e privada do Ensino Fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, psiquiatras e neuropsicólogos e pesquisadores de áreas relacionadas à Saúde e à Educação.

Apresenta padrões normativos dos três subtestes para aplicação individual de acordo com o ano escolar e o tipo de escola (pública ou privada), incluindo tempo de execução, assim como padrões normativos para aplicação coletiva dos subtestes de escrita e aritmética do 4º ao 9º ano escolar, de acordo com o tipo de escola (pública ou privada).

O TDE-II foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do Ensino Fundamental.

Objetivo:

O TDE II tem por objetivo avaliar habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética podendo ser utilizado não apenas como uma triagem universal do processo de aprendizagem desses três domínios do desempenho escolar, mas também como instrumento de avaliação ou como parte de uma bateria de instrumentos com fins diagnósticos e clínicos de planejamento e intervenções clínico-educacionais.

Público alvo:

Crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental brasileiro, tanto de escolas públicas quanto privadas.

Aplicação:

Aplicação individual dos subtestes de escrita, leitura e aritmética.

Aplicação coletiva dos subtestes de escrita e aritmética.

- CONTATO: Luciana Batista; expandconsultoria@gmail.com; (67) 3521.2229 ou 99965.5981; Expand Solução em Desenvolvimento Ltda ME

LIVRO 11 ___________________________________________________________

Título: Universos Diversos em Diversos Universos

Autor(es) Braunstein, Valéria Campinas et al

Editora FONTENELE PUBLICAÇÕES

Ano de publicação 2019

ISBN - 978-85-9585-359-1

Breve Sinopse do livro : O livro apresenta uma coletânea de doze histórias infantis que traz em seus enredos temas que versam sobre os modos de ser e viver no cotidiano, pretende, utilizar-se do lúdico e da narrativa para oportunizar a pais, educadores e afins uma possibilidade de conscientização e reflexão sobre a diversidade humana junto a crianças. As histórias foram criadas por estudantes de psicologia que mobilizados pelo paradigma de uma sociedade mais humanitária e inclusiva, apresentaram como temas, as configurações familiares, o sexismo, a deficiência, o luto, a adoção, a imigração e o racismo.

Contato: Valéria Campinas Braunstein, valeriapsico1964@yahoo.com.br, 11985120234.

LIVRO 12 ___________________________________________________________


TÍTULO: A ESCOLA ÀS AVESSAS: SUJEITO E INSTITUIÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA BULLYING.

AUTOR: MARCO AURÉLIO DE PATRÍCIO RIBEIRO

EDITORA: PREMIUS EDITORA

ANO DE PUBLICAÇÃO: DEZEMBRO DE 2016

ISBN: 978-85-7924-558-9

SINOPSE: Esta obra procura analisar características da sociedade contemporânea e da cultura escolar que contribuem para o crescimento do problema do bullying nas escolas, apontando assim para a necessidade de um repensar nos laços sociais contemporâneos em tempos de bullying. Com informações detalhadas e fundamentadas em pesquisas sobre o tema, tem por finalidade ajudar escolas, pais e professores no entendimento dessa problemática, capacitando os atores sociais na escola a detectarem o bullying presente nos espaços de educação e a pensarem alternativas de superação do problema.

CONTATO: AUTOR - MARCO AURÉLIO DE PATRÍCIO RIBEIRO; EMAIL: marcoaurelio@7setembro.com.br; Telefone celular: (85) 99998.6560; CENTRO UNIVERSITÁRIO 7 DE SETEMBRO - UNI7 - FORTALEZA - CEARÁ

LIVRO 13 ___________________________________________________________

Título: Adolescentes, o doping intelectual e o acesso ao ensino superior

Autor(es): Emilia Suitberta de Oliveira Trigueiro

Editora Appris

Ano de publicação 2019

ISBN 978-85-473-3231-0

Breve Sinopse do livro:

O livro Adolescentes, o doping intelectual e o acesso ao ensino superior, faz uma importante discussão sobre um fenômeno contemporâneo, o doping intelectual, também chamado de aprimoramento cognitivo farmacológico. O doping intelectual se refere ao uso de tecnologias neurocientíficas para monitoramento e manipulação das funções cerebrais, por exemplo, usar remédios para melhorar o funcionamento do cérebro e aprimorar o desempenho cognitivo. Um dos medicamentos mais utilizados no Brasil com esta finalidade é o Cloridrato de Metilfenidato, comercializado com o nome de Ritalina ou Concerta. Ele tem sido utilizado por estudantes universitários, empresários e profissionais da saúde que visam aumentar a capacidade produtiva para cumprir prazos e metas. No entanto o fármaco pode levar a reações adversas que vão de nervosismo, insônia, supressão do crescimento, até outras mais graves como episódios psicóticos, ideação suicida e morte cardíaca súbita. Neste contexto, a autora considera que por esta prática estar se disseminando na sociedade e chegando aos alunos do ensino médio é necessário caracterizar a percepção dos mesmos sobre o uso de medicamentos para aprimoramento cognitivo, buscando identificar condições preditoras ao uso dessas substâncias. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa de campo com sujeitos oriundos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, privadas e profissionalizantes e de cursinhos públicos e privados das cidades de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). Para compreender melhor esta prática a autora o convida à leitura do livro que faz ainda uma cuidadosa análise da história da educação no Brasil, das instituições educacionais e dos processos de ensino, particularmente do ensino médio, demonstrando que não só o acesso, mas também a permanência do jovem na escola favorece uma situação de fracasso escolar que compromete o futuro de uma importante parcela da população.

Contato: Emilia Suitberta de Oliveira Trigueiro, emiliatrigueiro@hotmail.com, 88 999694851, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).

LIVRO 14 ___________________________________________________________

Título: A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos

Autor(es) : Fauston Negreiros & Herculano Ricardo Campos

Editora: Alínea

Ano de publicação: 2019

ISBN: 978-85-7516-869-1

Breve Sinopse do livro:

Observa-se que o acesso e a precarização das condições educacionais das instituições de ensino, somados às dificuldades sociais e econômicas, contribuem para a evasão escolar, que atinge, sobretudo, os jovens e adultos. Apesar das leis que asseguram investimentos em políticas públicas para que o direito à educação dessa parte da população seja assegurado, constata-se tanto na revisão de literatura realizada ao longo da obra quanto nas produções resultantes de pesquisas, o descompasso entre o que se pretende e o que, de fato, se faz.


LIVRO 15 ___________________________________________________________

Título: "Afetividade - as marcas do professor inesquecível"

Autores: Sérgio Antônio da Silva Leite (Org.)

Editora: Mercado de Letras (Campinas)

Ano de publicação: 2018

ISBN: 978-85-7591-528-8

Breve Sinopse: O presente livro reúne relatos de pesquisas realizadas por pesquisadores membros do Grupo do Afeto, da Faculdade de Educação/Unicamp. O foco desses trabalhos centra-se na dimensão afetiva identificada nas práticas pedagógicas de professores considerados inesquecíveis: profissionais cuja mediação possibilita a apropriação do conhecimento pelos alunos e, simultaneamente, o estabelecimento de um vínculo afetivo positivo entre os mesmos e os respectivos conteúdos abordados.

Contato: Sérgio Antônio da Silva Leite - Faculdade de Educação da Unicamp - (11) 9-9932-4673 - sasleite@uol.com.br


LIVRO 16 ___________________________________________________________

Título: TEMAS ESCOGIDOS EN PSICOLOGÍA HISTÓRICO-CULTURAL: INTERFACES BRASIL-CUBA (Volumes I e II)

Organizadores: Guillermo Arias Beatón; Marilene Proença Rebello de Souza; Sonia Mari Shima Barroco e Tania Suely Azevedo Brasileiro

Autores: Alfredo Guerra Hernández; Belkis EchemendíaTocabens; Carolina Douglas de la Peña; Diego Jorge González Serra; Gloria Anisia Fariñas León; Guillermo Bernaza Rodríguez; Ileana Dopico Mateo; Maria Mercedes Bonet Gómez; María M. Febles Elejalde; Roberto Caballero Carrillo; Roberto Corral Ruso e Thamara M. Junco Cortés

Ano de publicação: 2018

ISBN: Vol I 978-85-7628-750-6 Vol II 978-85-7628-751-3

Breve Sinopse: A Coletânea, composta por dois volumes, constitui-se em um marco para os países Brasil e Cuba ao oferecer um panorama dos principais debates no campo acadêmico, revisitando contribuições teóricas e metodológicas de L. S. Vygotski e demais autores do Enfoque Histórico-Cultural à contemporaneidade. A publicação resulta de várias ações de intercâmbio de pesquisadores de diversas universidades brasileiras com professores e pesquisadores da Cátedra Vygotski da Universidade de Havana – Cuba. Objetiva apresentar temas relevantes à Psicologia, Educação, Saúde e áreas afins desde a dimensão epistemológica eleita. Dentre os temas, destacam-se: a perspectiva crítica em Psicologia Escolar e Educacional, seus fundamentos teóricos, metodológicos e o produto da pesquisa em pós-graduação; contribuições de estudos em diversos campos da Psicologia, como a Psicologia Social, a Psicoterapia e o Desenvolvimento Humano; importantes temas em Psicologia, tais como Criatividade, Linguagem, Síndrome de Down, o lugar do corpo, atividade orientadora de ensino como mediação e contribuições de Elkonin à educação de crianças. Os autores vinculam-se a instituições de Ensino Superior reconhecidas pela qualidade de suas atividades de ensino, pesquisa e atendimento à comunidade, com produções acadêmico-científicas que respondem aos desafios de suas realidades sociais, compromissados com a garantia do pleno desenvolvimento de todos seres humanos.

Contato: SONIA MARI SHIMA BARROCO; Universidade Estadual de Maringá (UEM); contato@soniashima.com.br; (44) 999640850