Palestrantes

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

A EDUCAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL, HOJE

José Geraldo Silveira Bueno

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com dedicação integral ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, onde coordena o Projeto de Pesquisa Institucional Processos de Escolarização de Desigualdades Sociais. Doutorou-se, em 1991, pelo Programa de Pós Graduação em Educação, cuja tese sobre as políticas de educação especial, transformada em livro, tem sido uma das obras mais consultadas por estudantes, professores e pesquisadores da área. Publicou sete livros e quarenta e oito capítulos de livros, bem como trinta e três artigos em periódicos especializados. Seu foco principal de pesquisa reside nas políticas de educação especial, com maior interesse nos processos de escolarização de alunos com deficiência, como expressão localizada do fracasso escolar, fracasso esse considerado como marca fundamental da história da educação no Brasil.

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

Quando ruídos se tornam vozes: igualdade racial e democratização da educação

Claudia Mayorga

Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madrid. É professora do Departamento de Psicologia da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Coordena o Núcleo Conexões de Saberes na UFMG. Áreas de pesquisa e extensão: Psicologia Social e Feminismo com os seguintes temas: gênero, relações raciais, sexualidade e política; democratização da universidade e ações afirmativas; análise interseccional da desigualdade social brasileira; psicologia comunitária, favela e intervenção psicossocial; juventude e participação; epistemologia feminista e metodologias participativas. Atualmente é Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais.

SIMPÓSIO MAGNO NACIONAL

QUESTÕES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO


A disciplina nas escolas indígenas das aldeias em MS e influência da dinâmica familiar

SONIA GRUBITS

Universidade Católica “Dom Bosco”

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Doutorado com status de pós-doutorado por Paris 8 Sorbonne, Paris, França. Pós-doutorado em Saúde Mental no Trabalho pela UNICAMP. Atualmente é orientação técnica do Instituto de Psicologia Médica de Mato Grosso (prestação de serviços de psicologia a empresas públicas e privadas), coordenadora dos convênios da UCDB com - Universite de Limoges, França e Centro de Investigacion en Alimentacion y Desarrollo de Sonora, México. Membro da Associação Mexicana de Psicologia Social. Pesquisadora e professora titular da UCDB. Coordenadora do Programa de Doutorado e Mestrado Pós Graduação em Psicologia da UCDB de 1997 até 2013, em 2014 e 2015 na vice coordenação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, saúde mental, técnicas projetivas e expressivas, responsabilidade social, populações indígenas, representação social, identidade e cultura. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq intitulado ?Grupos de Criança: Identidade, Avaliação e Psicoterapias, desde 2002. Membro do comitê de Ética, CEP e Conselho Universitário, CONSU da UCDB, do Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, FUNDECT, Membro Correspondente da Academia Paulista de Psicologia. Membro honorário da RED América Latina Europa Caribe (ALEC), Relaciones de género y prácticas sociales. Desenvolve projetos com apoio do CNPq, FIOCRUZ, FUNASA e FUNDECT, Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Estruturante do Curso de Psicologia da UCDB. Bolsa de PQ pelo CNPq até 2015

Nhembo’ea reko regua: desafios da educação diferenciada indígena em um contexto de lutas por direitos

Danilo Silva Guimarães

Universidade de São Paulo

Bacharel e Psicólogo (2005), Mestre (2008), Doutor (2010) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Clark University (EUA) e Livre-Docente (2017) na área de História e Filosofia da Psicologia, do Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP. Pertence ao quadro de professores do IP-USP onde exerce atividades de docência e pesquisa (Graduação e Pós-Graduação), em regime de dedicação exclusiva. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Problemas teóricos e metodológicos da psicologia: construtivismo semiótico-cultural, com ênfase nos processos culturais de construção do sentido, multiplicação dialógica, relações interétnicas, psicologia e povos indígenas. É assessor de agência de fomento à pesquisa e faz parte de conselhos editoriais de periódicos científicos nacionais e internacionais. Coordena o serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena - IPUSP/PSE que abriga a Casa de Culturas Indígenas da USP. Organizou dois livros, um deles em colaboração com pesquisadores nacionais e internacionais.

SIMPÓSIO MAGNO INTERNACIONAL

PERSPECTIVAS CRÍTICAS EM PSICOLOGIA: UM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS


Teaching, Learning and Development as Agentive-Critical Projects: Implications from the Transformative Activist Stance

ANNA STETSENKO

THE CITY UNIVERSITY OF NEW YORK

Professora orientadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Psicologia do Desenvolvimento, Chefe do Departamento de Psicologia de 2000-2008 e de 2018- até o presente momento e Professora pesquisadora e orientadora no Programa Urban Education, The Graduate Center e no Center for the Study of Women and Society, The City University of New York (CUNY). Professora Assistente no Departamento de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de Bern, Suíca; Pesquisadora Sênior do Institute of General and Educational Psychology, Russian Academy of Education, Moscow, Russia. Autora de várias publicações em artigos em revistas internacionais de impacto, livros e capítulos de livros, na perspectiva histórico-cultural e da teoria da atividade; estudiosa de Vigotski e do desenvolvimento humano. Seus trabalhos estão difundidos em vários países com destaque para a Inglaterra, Russia, Itália e Alemanha. Dentre os livros publicados, destaca-se The transformative mind: Expanding Vygotsky’s approach to development and education. New York, NY: Cambridge University Press de 2016. Orientou dezenas de teses e de trabalhos de pesquisa em Pós-Doutorado. Membro do Conselho Editorial das Revistas Mind, Culture, and Activity; Psycholinguistic Research; Theory into Practice e Experimental Psychology. Pesquisadora com apoio de diversas agências de fomento internacionais.

ELADIO HEREDERO

Universidade de Alcalá

Professor Doutor Aposentado da "Universidad de Alcalá" (Alcalá de Henares-Espanha), Professor Visitante Estrangeiro da UFMS (Campo Grande-MS), Professor colaborador del programa de Pós-graduação em Educação da UNESP (São Paulo-Brasil). Professor colaborador del programa de Pós-graduação da UNIVDEP (México-MX); Pesquisador visitante da UNIARA (Araraquara-Brasil). Possui Graduação como "Maestro de Primera Enseñanza" pela "Escuela de Magisterio" de Guadalajara (Espanha),

Graduação em Ciências da Educação pela "Universidad Complutense de Madrid" (Espanha), Mestrado em Ciências da Educação pela "Universidad Complutense de Madrid"(Espanha), Doutorado em Educação pela "Universidad de Alcalá" (Espanha). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" de São Paulo (Brasil). Cátedra Distinguida de Educação 2016 pelo Centro de Enseñanza Técnica y Superior (CETYS) de México. Atuou como Assessor da área de atenção à diversidade do MEC em Guadalajara (Espanha) e Assessor da área de planejamento educacional da Conselheria de Educação de "Castilla La Mancha" em Guadalajara (Espanha) e Diretor do Centro de Formação de Professores e de Recursos do MEC en Pastrana (Espanha) e Diretor do Centro de Formação Continuada dos Professores da Conselheria de Educação de "Castilla La Mancha" em Guadalajara (Espanha). Orientador Educacional e Professor de Ensino Básico, Médio e Superior. Consultor externo do Instituto Ayrton Senna. Participa dos grupos de pesquisa IDE da "Universidad de Alcalá" (Espanha), EDO da "Universidad Autónoma de Barcelona" (Espanha), Educação, Cultura e Sociedade da UFMS/PPGEdu (Brasil); PGA da UNESP/PPGE e OGIE do Centro Universitário de Araraquara (Brasil). Autor ou organizador de mais de uma vintena de livros entre os que aparecem "Los Programas de Diversificación Curricular", "Adaptaciones Curriculares", "Formación de Profesores para atención a la diversidad", "Educación y Sociedad Global", "La escuela de la sociedad del conocimiento", "Formación del ciudadano global", "Transferencia del conocimiento a partir de prácticas educativas", "A la calidad de la educación desde los espacios escolares", entre outros: Tem mais de cinquenta capítulos em livros e mais de uma centena de artígos nas mais prestigiosas revistas sobre a temática de Organização Escolar, Curriculo e Escola Inclusiva. Diretor - coordenador da Revista Ibero-americana de Estudos em Educação e membro do comitê científico de várias Revistas e Congressos. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional e Currículo, Escola Inclusiva: estratégias e práticas educativas. Pesquisador e autor de múltiplas obras nestas áreas, participante em eventos científicos de diversa índole, convidado em importantes congressos internacionais e palestrante internacional.